DEMODICIOSE (SARNA DEMODÉCICA)

A foto é assustadora mas a doença é bastante comum.
A demodiciose não é contagiosa e é causada por um ácaro chamado Demodex sp. que vive dentro do folículo piloso, podendo ocasionar uma foliculite (inflamação) com consequente queda de pêlo e falha na pelagem do animal.
Em alguns casos esses animais podem desenvolver infecções graves, principalmente quando não são diagnosticados e tratados corretamente.
A doença é mais comum em filhotes e apesar de parecer assustadora, seu diagnóstico e tratamento são bastante simples e podem ser feitos na hora da consulta, contanto que se disponha de material necessário para isso.
Quanto mais precoce o diagnóstico mais rápido inicia-se o tratamento e menor o sofrimento do animal.
O tratamento é muito simples e hoje se dispõe de drogas bastante eficazes, bastando às vezes uma única dose de um determinado medicamento para tratar seu animalzinho.
Segue abaixo fotos de quatro pacientes que tiveram o quadro da doença bastante agravado por não terem tido diagnóstico correto sendo portanto tratados de forma errada.
Após uma consulta dermatológica e coleta de material da pele, chegou-se a um diagnóstico preciso e foi prescrito um protocolo de tratamento adequado. Todos os animais em questão obtiveram significativa melhora do quadro clínico e qualidade de vida.

OBS: Todas as fotos dos animais exibidos na publicação tiveram autorização dos seus tutores.

 

ANTES DEPOIS ANTES DEPOIS

Médica veterinária especializada em dermatologia de cães e gatos com sub-especialização em alergologia veterinária.
Contato: (21) 994553008
e-mail: rbermanvet@gmail.com

Renata Berman – CRMV-RJ:8746