CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM A PELE DO SEU PET.

A pele é o maior órgão do corpo e forma a principal barreira de defesa do organismo. Ela nos protege do contato com microorganismos e é responsável por regular nossa hidratação e nossa temperatura corporal, por isso é tão importante mantê-la íntegra e saudável.

Hoje existe uma tendência a tratar os animais como se fossem filhos. Podemos amá-los como filhos mas não se deve tratá-los como seres humanos pois isso é prejudicial à suas saúdes.

A doença mais frequente de pele em filhotes são as doenças causadas por ácaros. A alergia em filhotes é muito rara, até porque seu sistema imunológico ainda não está formado, não sendo capaz de reagir por exemplo, a ácaros do ambiente, perfumes…

As doenças alérgicas costumam se manifestar à partir de um ano de idade e na maior parte das vezes (em torno de 80%) são causadas pelo contato com a saliva de ectoparasitas (pulgas e carrapatos). Por isso a necessidade de se fazer prevenção regular contra os mesmos, afinal é melhor prevenir do que esperar ter os sinais clínicos para depois tratar.

Outro cuidado bastante importante é quanto aos banhos e produtos usados. A pele dos animais tem pH diferente da pele dos humanos e por mais neutro que seja um produto usado em humanos, ele pode não ser neutro para o seu Animal. Procure usar sempre produtos veterinários. Banhos frequentes não são indicados, na verdade os banhos são muito mais uma necessidade dos proprietários do que os próprios animais. Na medida que submetemos nossos animais a banhos semanais com shampoos de limpeza profunda, perfumes, etc… estamos retirando da suas peles bactérias e fungos que fazem parte dela e são responsáveis por promover defesa. Quando limpamos demais, retiramos esta camada chamada de microbióta (protetora) e a tendência é a pele ser colonizada por outro tipo de bactérias, essas sim patogênicas ,ou seja, que têm capacidade de causar infecção na pele do seu Pet.

Escovas progressivas, hidratações profundas, são coisas criadas para humanos. Se seu animal tem algum problema dermatológico não é indicado esse tipo de procedimento.

Animais de pêlo curto costumam perder mais pêlo do que os de pêlo longo. Isto é normal e não deve ser considerado um problema, a não ser que o pêlo apresente falhas.

Falando dos ouvidos: não é indicado limpeza regular de ouvidos saudáveis pelo mesmo motivo falado anteriormente. Dentro do ouvido existem bactérias e fungos que devem estar lá e que promovem defesa. A partir do momento que toda semana limpamos este ouvido, alteramos o pH e favorecemos o crescimento de bactérias que podem levar ao aparecimento das otites (infecção dos ouvidos). Também não é indicado extrair pêlos dos ouvidos, isso ocasiona inflamação do conduto.

Finalizando, qualquer problema de pele que seu Animal possa apresentar, procure um médico veterinário. A internet é uma ótima ferramenta de pesquisa porém da mesma forma que têm coisas sérias, têm também muitas besteiras escritas por leigos e que as vezes agravam ainda mais o quadro clínico do animal.

Qualquer dúvida me coloco a disposição para possíveis esclarecimentos.

Renata Berman

Médica veterinária – CRMV-RJ: 8746

Especializada em dermatologia de pequenos animais, com sub especialização em Alergologia e imunológica veterinária.

Contato: rbermanvet@gmail.com